As cinco gerações de fibra de nylon para carpetes – PARTE I

fibra-de-nailon

Você sabia que o nylon surgiu na década de 1930 com o objetivo de criar uma fibra mais resistente que as fibras de algodão, comumente utilizada pela indústria textil. Nesse artigo, você vai saber como se deu o desenvolvimento e a evolução das gerações do nylon, principalmente na indústria de carpetes.

A primeira fibra de nylon foi desenvolvida em 1939 para ser utilizada em escovas de dente e paraquedas. Quando começou a ser utilizada em carpetes, percebeu-se que a forma arredondada e clara do nylon fazia com que o carpete aparentasse estar mais sujo do que realmente estava.

Esses carpetes fabricados com fibras de nylon eram fáceis de limpar, porém sua aparência não era aceitável. Por isso, ao longo do tempo os fabricantes desenvolveram novos tipo de nylon, com o intuito de corrigir a aparência de sujeira para os carpetes. 

1ª Geração

Os fabricantes tentaram melhorar a performance da aparência desenvolvendo a 1ª geração de nylon, que era uma fibra redonda e opaca para esconder a sujeira. Isso funcionou parcialmente, pois a fibra não possuía um bom aspecto.

2ª Geração

O desenvolvimento seguinte foi uma mudança na seção transversal da fibra que foi chamada de 2ª geração de nylon. As formas (trilobado, quadrado e pentagonal com pequenos orifícios no centro da fibra) espalhavam a luz e ajudavam para uma aparência mais limpa. Elas eram chamadas de fibras de nylon “que escondiam a sujeira”.

3ª Geração

A 3ª geração de nylon introduziu o controle estático integrante. Um pequeno filamento de carbono foi enrolado no fio para dissipar o acúmulo de estática à medida que as pessoas andavam no carpete. Isto ajuda a liberar poeira e sujeira durante a limpeza.

4ª Geração

A 4ª geração de nylon passou a tratar as fibras com Scotchgard ou Teflon. Isso fez com que o carpete ficasse mais fácil de limpar porque esses tratamentos alteravam a energia da superfície da fibra, não permitindo a fixação da sujeira. Assim, a sujeira se desprendia mais facilmente durante a limpeza.

No final dos anos 80 os fabricantes começaram a oferecer tratamentos anti-microbiais para os carpetes, principalmente para o mercado da saúde. Esses tratamentos se tornaram eficazes contra bactérias, mofo e bolor, não podendo ser removidos com produtos químicos de limpeza.

A 5ª geração de nylon foi desenvolvida em 1987 e incluiu o tratamento contra manchas. Quer saber mais sobre ela? Acompanhe a PARTE II desse artigo em breve no nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *