Como identificar as fibras de um carpete

 

fibra-carpete

 

Por que conhecer a fibra e a produção do carpete é importante em um ambiente? Porque permite conhecer como o carpete solta sujeira e como isso afeta as pessoas que circulam no local.

Em um ambiente de trabalho, conhecer a fibra do carpete pode auxiliar na decisão sobre qual sistema de limpeza é o ideal. Veja abaixo alguns testes para identificar os tipos de fibras de carpete.

Teste de queima:

Todas as fibras queimarão se for aplicado calor suficiente. Os pontos importantes são: o derretimento da fibra, a velocidade com que ela queima, se ela continua queimando, seu odor e tipo de cinza que fica. Veja o Quadro do Teste de Queima à medida que você segue os procedimentos descritos abaixo.

 

  1. Corte um pequeno pedaço de fio de uma área imperceptível. Segure o pedaço de fio perto de uma chama, mas não na chama. Use um isqueiro para melhores resultados. Observe cuidadosamente para determinar se a fibra está derretendo ou não. Algumas fibras derretem devagar, outras parecem pular para longe da chama, outras não derretem.

  2. A seguir, acenda o fio e determine sua velocidade de queima. Com exceção de fibras de vidro e mineral, todas as fibras queimam. O mais importante é a velocidade de queima e se o fio continua a queimar ou não depois que é tirado da chama. Se a chama desaparecer, olhe a ponta do fio para ver se ela está ardendo.
  3. Depois que o fio é tirado da chama e apagou sozinho ou foi apagado, o segure perto do seu nariz e cheire. É difícil descrever odores. Um odor que é agradável para uma pessoa não é necessariamente agradável para outra. Lembre-se de inalar apenas uma pequena quantidade já que alguns gases são tóxicos.
  4. Examine a cinza e observe seu formato e cor; coloque a cinza entre o polegar e o indicador e pressione.

Quando houver dúvida, faça um teste de queima numa fibra conhecida com propriedades similares. A habilidade no uso do teste virá com a experiência. Se um impermeabilizante de sujeira ou outros revestimentos foram aplicados a uma fibra, ela pode responder naturalmente ao teste da queima.

 

Características do Teste de Queima

Fibra Na Chama Fora da Chama Odor Cor Dureza
Nylon Queima devagar Chama geralmente se apaga Aipo Mais clara Não dá para esmagar, arredondada
Olefina Queima rápido Continua queimando Canela Mais clara Dura arrdondada
Poliéster Queima rápido A chama se apaga Adocicado Preta Dura, arredondada
Acrílico Queima moderadamente Continua Queimando Carne queimando Preta Dura, irregular
Queima devagar Chama se apaga Cabelo queimando Preta Macia
Algodão Queima rápido Continua queimando, forma brasa Papel queimando Cinza Macia

 

Teste de Flutuação

Um método adicional de identificação é o teste de flutuação. Coloque um tufo de fibra num copo com água. Certifique-se que a fibra esteja limpa, não seja látex ou outro material ligado a ela. Empurre para baixo e tire as bolhas de ar. Então observe a fibra; se ela flutuar é olefina; se não, pode ser qualquer uma das outras fibras.

Esse teste simples pode ser usado junto com o teste da queima para ajudar a identificar a fibra quando você não tiver certeza.

Lembre-se que a maneira mais fácil de se identificar uma fibra é verificar a especificação original ou recibo. Peça sempre a opinião de um especialista no momento da manutenção de cada tipo específico de carpete.

Clique aqui e experimente o Sistema de Limpeza a seco HOST. Peça um orçamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *