Conheça os principais métodos de fabricação de carpetes

A indústria textil desenvolveu ao longo de décadas diferentes métodos de produção de carpetes. Nesse artigo, você irá conhecer todos os tipos de fabricação de carpetes e as principais fibras utilizadas. Os carpetes oferecem diversas vantagens que vão desde conforto, segurança antiderrapante, ar mais limpo, isolamento acústico, camuflagem e facilidade na limpeza. Para aprender como limpar o carpete, devemos aprender como ele é fabricado. Eles são: Carpete tufado Carpete de ponto agulha Carpete trançado Carpete entrelaçado (feito em malha) Carpete ffusion bonded Carpete felpado Cada método tem características distintas que afetam a maneira como o carpete é limpo. O tufado …

Como identificar as fibras de um carpete

    Por que conhecer a fibra e a produção do carpete é importante em um ambiente? Porque permite conhecer como o carpete solta sujeira e como isso afeta as pessoas que circulam no local. Em um ambiente de trabalho, conhecer a fibra do carpete pode auxiliar na decisão sobre qual sistema de limpeza é o ideal. Veja abaixo alguns testes para identificar os tipos de fibras de carpete. Teste de queima: Todas as fibras queimarão se for aplicado calor suficiente. Os pontos importantes são: o derretimento da fibra, a velocidade com que ela queima, se ela continua queimando, seu …

As cinco gerações de fibra de náilon para carpetes – PARTE II

Em 1987 foi desenvolvida 5ª geração de náilon que incluía todos os benefícios das gerações anteriores e mais um novo tratamento contra manchas de comidas e bebidas a base de ácidos. Isso fez com que a fibra se tornasse resistente a manchas e não à prova de manchas. O náilon resistente a manchas é uma combinação de um tratamento de fluocarbonato com uma barreira molecular (um corante claro em essência) que bloqueia os poros da fibra e evita que corantes ácidos penetrem. Quando esta fibra foi apresentada, os fabricantes especificaram determinadas regras de limpeza para que o tratamento não fosse danificado. Os produtos …

As cinco gera̵̤es de fibra de nylon para carpetes РPARTE I

Você sabia que o nylon surgiu na década de 1930 com o objetivo de criar uma fibra mais resistente que as fibras de algodão, comumente utilizada pela indústria textil. Nesse artigo, você vai saber como se deu o desenvolvimento e a evolução das gerações do nylon, principalmente na indústria de carpetes. A primeira fibra de nylon foi desenvolvida em 1939 para ser utilizada em escovas de dente e paraquedas. Quando começou a ser utilizada em carpetes, percebeu-se que a forma arredondada e clara do nylon fazia com que o carpete aparentasse estar mais sujo do que realmente estava. Esses carpetes …

Conheça um pouco mais sobre as fibras de carpetes

As fibras dos carpetes são materiais essenciais em sua produção e influenciam diretamente em sua qualidade. A indústria usa 6 principais fibras de carpetes para sua fabricação: nylon olefina (polipropileno) poliéster acrílico lã algodão No mercado comercial, o náilon é a fibra mais comumente usada. Todas as fibras sintéticas começam como pequenas pelotas de plástico. O fabricante derrete essas pelotas e depois as passa por um aparelho chamado de fieira. A fieira se parece com um crivo de chuveiro. Ela tem muitos buracos pequenos pelos quais o plástico derretido passa. O plástico forma uma serpentina que é rapidamente resfriada pelo ar …

A importância da Qualidade do Ar Interior (QAI)

Um carpete limpo pode trazer muito mais benefícios a sua saúde do que imagina. Em primeiro lugar, proporciona o benefício de filtrar a poeira e os alérgenos do ar. Em segundo, pesquisas mostram que o carpete não os libera de volta para o ar mesmo com tráfego constante, mantendo-os fora da zona de respiração até que eles sejam removidos através de uma limpeza eficaz.   O Sistema HOST de aplicação de Micro Esponjas ao carpete, escovando-as pelo carpete e depois usando o aspirador dos EVACS, remove a sujeira e reduz os alérgenos. Pesquisas mostram que uma limpeza com o Sistema …

De detergente sintético a limpeza a seco: conheça a história da HOST

A Rancine Industries Inc. começou como Rench Manufacturing Company, em 1935. Em seu início fabricava equipamentos e produtos químicos para a limpeza de carpete. A empresa foi a primeira nos Estados Unidos a produzir detergentes sintéticos para a limpeza de carpete, reconhecendo que o sabão a base de óleo de coco deixava um resíduo que contribuía para que o carpete ficasse sujo novamente. No final dos anos 1930, a Rench se envolveu com a empresa Bigelow/Sanford numa fusão de patente que resultou no primeiro produto de limpeza a seco para carpete. Esse “pó” seco foi desenvolvido para solucionar um problema …

TGM oferece Worshop em evento.

A Jornada de Conhecimento de Facilities II será realizada no dia 14/11/15 na universidade Salesianos. O evento irá contar com um Workshop oferecido pela TGM sobre a limpeza a seco de carpetes. Confira!

Respiração livre

Uma das maiores causas de doenças respiratórias é a poluição. Metrópoles como São Paulo concentram muitos gases tóxicos no ar e a qualidade da respiração fica muito comprometida em ambientes pouco higienizados porque a poeira entra e toma conta de cada cantinho dos cômodos. Fechada, a sujeira oferece ambiente propício à proliferação de microorganismos tóxicos à respiração humana como os ácaros. O ar das grandes cidades é uma verdadeira provação para quem tem dificuldades respiratórias ou algum problemas nas vias aéreas como rinite ou sinusite, por exemplo. Mesmo para quem tem o sistema respiratório completamente saudável, quando a poeira toma …

Ácaros: o que são e como eliminá-los

Nem todo mundo sabe, mas os ácaros são aracnídeos microscópicos que vivem em colchões, travesseiros, cortinas, tapetes, ursinho de pelúcia e em outros tipos de tecidos. Exatamente, eles podem estar em qualquer lugar como estes aí em sua casa. Os ácaros se alimentam de restos de partículas mortas da pele humana, exatamente por isso que eles vivem em locais que possam encontrar estas escamas com mais facilidade. Não se engane pelo pequeno tamanho destes bichinhos, pois eles são capazes de provocar muitos problemas pra nossa saúde. Apesar do tamanho eles podem desencadear crises alérgicas e atacam principalmente o sistema respiratório. …