A indústria textil desenvolveu ao longo de décadas diferentes métodos de produção de carpetes. Nesse artigo, você irá conhecer todos os tipos de fabricação de carpetes e as principais fibras utilizadas.
Os carpetes oferecem diversas vantagens que vão desde conforto, segurança antiderrapante, ar mais limpo, isolamento acústico, camuflagem e facilidade na limpeza. Para aprender como limpar o carpete, devemos aprender como ele é fabricado. Eles são:
- Carpete tufado
- Carpete de ponto agulha
- Carpete trançado
- Carpete entrelaçado (feito em malha)
- Carpete ffusion bonded
- Carpete felpado
Cada método tem caracterÃsticas distintas que afetam a maneira como o carpete é limpo. O tufado é de longe o mais comum, porém é importante conhecer todos os tipos para adequar o ambiente de acordo com sua necessidade.
Na hora de escolher um carpete, é muito importante pesquisar o fornecedor e procurar as certificações que cada um possui. A certificação ISO 14001 reconhece as empresas que possuem as diretrizes de gestão ambiental em sua cadeia de produção. A maioria dos fabricantes oferece garantia na compra do carpete.
Além disso, os carpetes são baratos e oferecem uma alternativa frente a outros tipos de pavimentação como tacos, tábua corrida e porcelanato. Os custos de instalação e manutenção profissional permanecem baixos quando comparados com outros tipos de piso.
Nos próximo artigos, trataremos sobre cada tipo de fabricação de carpetes començando pelo tufado. Fique atento em nosso blog e acompanhe nosso conteúdo.