As fibras dos carpetes são materiais essenciais em sua produção e influenciam diretamente em sua qualidade. A indústria usa 6 principais fibras de carpetes para sua fabricação:
- nylon
- olefina (polipropileno)
- poliéster
- acrÃlico
- lã
- algodão
No mercado comercial, o náilon é a fibra mais comumente usada. Todas as fibras sintéticas começam como pequenas pelotas de plástico. O fabricante derrete essas pelotas e depois as passa por um aparelho chamado de fieira. A fieira se parece com um crivo de chuveiro. Ela tem muitos buracos pequenos pelos quais o plástico derretido passa. O plástico forma uma serpentina que é rapidamente resfriada pelo ar frio. Essa serpentina ou fibra é então esticada até que atinja menos do que um diâmetro de um fio de cabelo.
Então essa fibra é usada para fazer um fio de carpete. Normalmente ela é branca e sua cor é adicionada posteriormente durante o processo de fabricação.
As fibras de náilon são fabricadas de duas maneiras:
- BCF de Náilon (filamento contÃnuo volumoso) são extensões contÃnuas e longas de fibra de náilon.
- Fibras Básicas são extensões curtas, com 6-8 polegadas de comprimento.
Antes que a fibra possa ser usada para fabricar o carpete, ela tem de ser enrolada em um fio. Um fio é simplesmente um rolo de fibras. Pode haver até 400 fibras individuais em um rolo de fio.
Observe na imagem a seguir, os comprimentos curtos de fio que são enrolados para formar a unidade do fio de fibra. Em comparação, o fio de filamento consiste de fibras contÃnuas longas enroladas para formar o fio.
Dessa forma, quando fazer a limpeza com aspirador de pó em um carpete com fio básico, é normal ver penugem ou fibras soltas no saco do aspirador. Depois de várias limpezas, isso desaparecerá.
O ideal para a manutenção de um carpete é realizar limpeza programada com sistema a seco. Para isso, a TGM oferece a garantia do Sistema HOST em parceria com empresas de todo o Brasil.
Clique aqui para conhecer as empresas que realizam a limpeza de carpete a seco.